Conhecimento num Mercado de Trabalho Eficaz com o Uso da Tecnologia de Informação

Como diferenciar conhecimento e informação através do uso da tecnologia da informação para aprimorar sua atividade profissional.

A Informação se espalha numa velocidade que se torna incapaz de acompanhar. A internet globalizou o mundo.

O profissional atuante ou iniciante no mercado de trabalho deve compreender esta diferenciação entre informação e conhecimento. Observe que as empresas procuram profissionais com qualificação, que agregue seu conhecimento, mas, também, os profissionais procuram empresas que o valorizem.

Neste contexto, as tecnologias de informação, são primordiais dentro de uma organização empresarial. O desenvolvimento de ferramentas, métodos e técnicas facilitam a organização de dados, a utilização de programas e as possibilidades de trabalho à distância.

satellite-67718_1280

O rápido crescimento da concorrência e a exigência dos consumidores são considerados numa necessidade do desenvolvimento de processos. Existem grande quantidade de dados, de informação, que necessitam de leitura. Assim, existe uma necessidade de viabilização de processos para atender esta demanda.

As tecnologias da informação não reduzem o número de trabalhadores numa empresa. Existe uma reorganização da empresa quanto aos programas a serem utilizados. O computador poderá substituir o homem em atividades repetitivas, como exemplo, em tarefas de grande precisão. Entretanto, o computador não é criativo. O profissional que agrega conhecimento, qualificação e tecnologia tem as características ideais para o mercado de trabalho.

Informação é Saber. Conhecimento é Valor como Princípio!

Ter uma informação não é necessariamente, ter um conhecimento. Poucos agregam a informação como conhecimento. A Informação torna-se conhecimento quando a utiliza de forma a aprimorar o trabalho. Agrega ao cotidiano. Existe uma reflexão e uma mudança de ação perante a informação recebida. Uma nova atitude se torna uma constante. É agregar um valor e adequar a sua necessidade individual. Podemos chamar de “filtros” sociais.

O profissional que agrega a informação ao seu conhecimento está em constante capacitação, em aprimoramento. São pessoas inovadoras, criativas, com perspectivas diferenciadas de um mesmo assunto.  A concorrência evolui tão rápido quanto a informação. Mas não tanto quanto o conhecimento.

Uma empresa se apropria do conhecimento de seus funcionários, que chamaremos de colaboradores, quando estes se sentem motivados a proporem suas ideias e estas geram sucesso a todos. Uma grande empresa compreende que seu crescimento depende da dedicação de cada colaborador.

A motivação e dedicação são características do profissional criativo, que é inovador, que faz a leitura da informação e a transforma em conhecimento. É um efeito “dominó”.  Uma ação é consequência da outra.

Profissional Conectado na Informação Amplia seu Conhecimento

O conhecimento é um dos principais recursos que um profissional possui para ser um diferencial no mercado de trabalho tão competitivo.

Todo profissional necessita estabelecer metas para ampliar conhecimento. O profissional deve estar conectado com as tecnologias da informação. Compreender mais que o básico. Fazer parte da sociedade globalizada. Não podemos falar de informação sem citar a internet, pois a explosão de informação que recebe quando está conectado à internet não existe comparação. “Filtrar” as informações com foco em sua meta é seu desafio.

mark-516277_1280

Dicas para Manter o Foco na Informação Realmente Necessária

  • Estabeleça uma meta para ampliar seu conhecimento. Pense no que necessita se aprimorar profissionalmente.
  • Crie um objetivo semanal para cumprimento de sua meta.
  • Determine horários de pesquisa na Internet. Copie e cole num rascunho tudo o que está relacionado ao seu objetivo semanal.
  • Selecione as informações copiadas de sua pesquisa. Verifique o que realmente é relevante. Faça suas observações.
  • Flexibilize cada informação a meta estabelecida.  Pense como aquela informação poderá aprimorar seu trabalho de forma a modificá-lo. Toda mudança exige reorganização de ideias, conceitos e ações.
  • Sempre retome ao objetivo semanal para observar se ocorreu uma reorganização que, pelo menos, facilite seu trabalho.
  • Pesquise sobre sua meta. Muitas pessoas podem pensar igual a você. A sua ideia não é única no mundo. Se for, registre. Leia os que pensam igual a você, mas, principalmente, os que se diferem.

Informação para a Empresa, Conhecimento para o Profissional

Se para o profissional o diferencial é o conhecimento, para a empresa é ter profissionais qualificados.

Gerenciar o conhecimento de várias pessoas, de forma harmoniosa, exige uma liderança. São profissionais, informações, ideias, tempo, enfim, uma organização para fluir o trabalho.

A comunicação entre setores de uma empresa, de forma eficaz, se dá por meio do uso de meios informáticos. Isso influencia a qualidade e produtividade. A empresa fornece o equipamento e as informações de como utilizar, por meio de um treinamento, por exemplo. O profissional que buscar além da informação fornecida pela empresa, criar ideias de formas diferenciadas e eficientes de utilização, será reconhecido.

the-text-of-the-830139_1280

O sucesso empresarial não se dá pela tecnologia em equipamentos, mas sim como estas são utilizadas numa empresa. Posso ter o melhor equipamento e não o utilizar em todo seu potencial. A empresa deve apostar na flexibilização, autonomia, qualificação e formação dos profissionais que irão utilizar o equipamento. Existe aqui uma oportunidade ao colaborador de mostrar seu conhecimento e, quem sabe, conquistar uma promoção.

A Necessidade de Informação num Modelo Flexível de Trabalho

Grandes empresas adaptam seu modelo de gerenciamento de pessoal de forma mais flexível com foco em produtividade. Perceba que não é a quantidade de tempo, mas sim o conhecimento do colaborador que trará resultados positivos. Portanto, transformou um modelo tradicional, com carga horária, num modelo de produtividade por metas.

Há uma flexibilidade quanto ao horário e local de trabalho perante um objetivo semanal estipulado. Existe um trabalho a ser desenvolvido para a semana, uma pauta a ser cumprida e todos colaboradores da equipe estarão desenvolvendo sua parte para que, no coletivo, o objetivo seja alcançado.

Simplificando, seria criar uma pauta mensal e a cada semana listar afazeres a serem cumpridos. Ao término destes afazeres, seu trabalho estará cumprido na semana.

Vale ressaltar que comprometimento e profissionalismo agregado ao conhecimento são umas das bases para quem trabalha com o cumprimento de metas. Isso é muito comum em empresas que trabalham com projetos. Todos os envolvidos no projeto estão em sincronia para seu desenvolvimento. Assim, trabalhar com metas, facilita a criatividade e a disseminação de ideias.

Patricia Gujev

 MasterssWeb

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s