Respire melhor praticando yoga. Dicas de bem-estar e saúde. Importância e dicas para melhor a respiração.
Na yoga a respiração é muito mais do que fisiologia. É, também, ativar o psicológico quando buscamos um momento de concentração para relaxar e acalmar. É psicológico porque concentramos energia na emoção.
Pense que a respiração é um ato involuntário que faz parte da estar vivo. Mas é um ato involuntário, que podemos coordenar num ritmo. Se quisermos, podemos acelerar ou retardar. Ter uma respiração profunda ou superficial.
Existem estudos da psicanálise quanto a existência de um “eu”. Uma personalidade inconsciente, estruturada com impulsos e instinto que, quando pressionado, tende a manifestar-se a partir de um nível desconhecido e misterioso. Exemplificando, deve ter escutado “nunca imaginei que tal pessoa seria capaz disso”. As pessoas mostram seu lado desconhecido quando pressionadas sob determinada situação ou acontecimento.
Quanto a respiração, existem alterações conforme seu estado de espírito ou emoção, por exemplo. Observamos que numa inquietude emocional a respiração é mais acelerada. Num momento emocional mais tranquilo e relaxado a respiração é mais lenta.
Observando o Ritmo da Respiração na Yoga
A atividade respiratória deve ser observada na alteração das emoções, conforme citado anteriormente, para facilitar a prática de exercícios que controlem a respiração. Ao induzir uma respiração mais lenta, nos induzimos a um estado emocional mais tranquilo. Pense na expressão, respire fundo!
Controlar voluntariamente a respiração, ritmando-a ou aprofundando-a, polarizando ou dirigindo, estaremos trabalhando com as emoções.
Para praticar as posturas da yoga é necessário ter este controle da respiração. As posturas são controladas pela respiração. O tempo de uma postura é controlado pela respiração. Antes de iniciar a prática de yoga, comece a observar sua respiração. Procure ter uma respiração mais consciente e menos vegetativa.
Dicas de Respiração
1-Sentar em posição de lotus. Fechar os olhos e colocar o polegar e indicador da mão direita no nariz. Como se fosse “tampar” as narinas. Apenas posicione sem pressionar.
2-Pressione apenas um dos lados da narina com o dedo indicador e inspire profundamente.
3-Segure por 2 segundos, pressione a narina com o polegar, solte a narina do indicador e expire, profundamente.
4-Mantenha pressionada a narina com o polegar e inspire profundamente.
5-Segure por 2 segundos. Pressione a narina com o dedo indicador, solte a narina do polegar e expire profundamente.
6-Mantenha pressionada a narina com o indicador e inspire profundamente.
7-Segure por 2 segundos, pressione a narina com o polegar, solte a narina do indicador e expire, profundamente.
8-Mantenha pressionada a narina com o polegar e inspire profundamente.
9-Segure por 2 segundos. Pressione a narina com o dedo indicador, solte a narina do polegar e expire profundamente.
Esta atividade de respiração deverá ser feita 1 vez ao dia.
Como Corrigir a respiração?
A técnica yogue quanto a respiração pode mudar seu bem-estar físico e mental. Até mesmo se você possui o mal hábito de respirar pela boca. Às vezes, é somente uma questão de predisposição para livrar-se do hábito.
1- Para desobstruir as narinas coloque na axila do lado oposto um livro. Dentro de minutos o nariz está desentupindo. É uma questão de paciência.
2-Na cama deixe-se sobre o lado desobstruído da narina e em poucos instantes terá o nariz desentupido.
3- Cantarolar sílabas de maneira a fazer vibrar as paredes das vias respiratórias. Segundo Kerneiz, filósofo e astrólogo francês, a pronúncia prolongada e repetida desses mantras possui o efeito de purificar as vias respiratórias, eliminando o excesso de muco. Ainda, exerce uma ação tonificante que tende a imunizar contra infecções.
Frem – sílaba para vibrar a cavidade torácica.
Om – vibra a parte superior da caixa torácica e a base da garganta.
Yum – sílaba para vibrar a parte superior da garganta e alto da glote.
Vam – vibra o alto do véu palatino e a parte posterior das cavidades nasais.
Mam – vibra a parte média do véu palatino e das cavidades nasais.
Sam – vibra a parte anterior do véu palatino e das cavidades nasais.
A iniciativa é o primeiro passo para qualquer mudança. Cabe a você buscar alternativas que melhorem seu bem-estar.