Aromaterapia: Uma Opção para Melhorar seu Dia

Dicas de saúde com o uso de aromas para melhorar sua rotina, aliviando o stress, dores de cabeça, dores musculares, ansiedade.

 

O olfato é um dos sentidos que possui uma importância sutil em nossas vidas. Permite o despertar de reações emocionais que nos retomam a memória sensações agradáveis que alteram o estado de espírito.

Plantas aromáticas contém óleos essenciais que são usados para relaxar ou estimular algumas de nossas necessidades tornando o dia-a-dia mais agradável e proporcionando o bem estar físico e mental.

lemon-906141_1280

  Como Funcionam estas Substâncias?

O aroma do ar é detectado através do centro olfativo cerebral por intermédio das narinas e produzem uma resposta emocional. As moléculas aromáticas são absorvidas pela corrente sanguínea que leva a todas as partes do corpo.  Isso também ocorre quando usamos óleos na pele. 

O óleo aromático possui uma combinação específica de componentes que interagem com uma química do organismo e produzem efeitos terapêuticos.

Esses óleos aromáticos podem ser usado de várias maneiras para melhorar a qualidade de vida através do perfume.

 

Como Utilizar os Óleos?

  • A massagem é um excelente modo de usar os óleos essenciais. Pode ser uma auto massagem ou realizada por outra pessoa.
  • O banho é outra forma de utilizar estes o óleos.  Um banho quente com um delicioso aroma de flores exóticas podem fazer desaparecer as tensões do dia.
  • Inalações a vapor ajudam as constipações pois aquecem e umidificam as membranas ajudando, também, abrir e relaxar as vias respiratórias.
  • Manter o ambiente aromatizado pode trazer efeitos benéficos. Utilize os queimadores de óleos essenciais ou um recipiente com água fervente.
  • As compressas quentes ou frias são um excelente opção de usar os óleos para problema de dores musculares .

 

Conhecendo os Óleos

indian-sandalwood-332884_1280

Sândalo

De aroma forte possui efeito relaxante e antidepressivo sobre o sistema nervoso.

chamomile-829220_1280

Camomila

Tem efeito relaxante. É antiespasmódica e ajuda a aliviar dores de cabeça, problemas digestivos e insônia.

7462127636_a9d9e76484

Benjoim

Árvore asiática que tem aroma de baunilha.  Usado para inalação pois descontrai as vias respiratórias.

geranium-1584405_1280

Gerânio

Tem efeito refrescante e antidepressivo.  Bom para a tensão nervosa e para a exaustão.

mint-1433826_1280

Hortelã Pimenta

Usado para a inalação pois alivia o catarro.  Serve, também, para aliviar dores de cabeça.

mock-orange-1365917_1280

Jasmim

De efeito relaxante e eufórico pode aliviar em casos de depressão e apatia.  Usado para banhos e massagens.

eucalyptus-499251_1280

Eucalipto

Ideal para doenças respiratórias. Também utilizado para dor de cabeça relacionada ao cansaço.

lavender-1507499_1280

Alfazema

Ideal para aromatizar a casa e aliviar o stress.  Pode ser usado em banhos e massagens para aliviar dores de cabeça ou problemas digestivos de origem nervosa.  Utilizado para  problemas de queimadura, em produtos de beleza, dores musculares e stress.

rosemary-1409063_1280

Alecrim

Alivia a exaustão nervosa e dores de cabeça devida a tensão e enxaqueca. Melhora a circulação cerebral e é um excelente óleo para a fadiga.

oregano-91079_1280

Manjerona

Possui efeito calmante e de aquecimento.  Usado para dores musculares, dores de cabeça, enxaquecas e insônia.  No banho, em especial à noite, facilita uma boa noite de sono.

pine-65769_1280

Pinheiro  Americano

Usado na inalação para desobstruir as vias respiratórias.  Bom, também, para o alívio da fadiga e por isso, muito utilizado na massagem para aliviar a tensão de músculos cansados e doloridos

Salva-esclareia

Salva-Esclareia

Com propriedade antidepressiva e relaxante deve ser usado com cautela pois provoca uma verdadeira euforia no cérebro.  Conhecida pelo seu poder afrodisíaco.

damascena-87768_1280

Rosa

O perfume desperta uma sensação de prazer e felicidade.  As rosas mais usadas são a de damasco e a centifólia.  Com propriedades sedativa, calmante e anti-inflamatória. Auxilia na ansiedade,  na tensão muscular e nervosa.  Ideal para massagem.

ylang-ylang-flower-1118057_1280

ylang-ylang

Natural da Indonésia possui ação sedativa e antidepressiva.  Usado para insônia, crises de pânico, ansiedade e depressão.  Reduz o stress.

 

Dicas para  Melhorar sua Saúde

Reservar algum tempo para relaxar e descontrair com uma massagem de aromaterapia é uma forma excelente e natural de liberar as tensões armazenadas no corpo.

 

Ansiedade

Misture 4 gotas de alfazema, 2 gotas de ylang-ylang  em um óleo base de amêndoas doce.

Deite com a cabeça numa almofada e com as pontas dos dedos espalhe a mistura dos óleos essenciais no rosto e na cabeça para ajudar a relaxar. Com um  polegar depois do outro afaste a tensão do meio da testa para fora. Essa massagem facial ajudará a descontrair os músculos do rosto para aliviar a ansiedade.

 

Dores nas Costas

Misturar 3 gotas de alecrim, 3 gotas de pinheiro e  4 gotas de alfazema. Adicionar ao óleo base de sua preferência. 

Massageie os ombros para relaxar os músculos rígidos. Com a ajuda de outra pessoa faça movimentos deslizantes e firmes  nas costas.

 

Dores de Cabeça

Se sentir a cabeça quente experimente usar o óleo com 4 gotas de hortelã pimenta. Outra opção para dores de cabeça são 4 gotas de camomila.

Massagear a testa com os óleos exercendo uma pressão suave, mais firme.  

 

Hipertensão

Coloque numa bacia grande, 3/4 de água quente e  junte 2 gotas de rosa, 3 gotas de alfazema e 2  gotas de ylang-ylang. Mergulhe os pés na água e os deixe de molho por pelo menos 5 minutos.

 

Enxaqueca

Na fase inicial da enxaqueca experimente usar uma mistura de 2 gotas de alecrim, 1 gota de manjerona e 1 gota de salva-esclareia no óleo de massagem. Massageie as têmporas e a testa.  Como alternativa use 1 gota de cada um destes óleos numa taça de água morna e aplique uma compressa na testa.

 

Respiração

Para inalação de vapor misture 3 gotas de benjoim, 2 gotas de manjerona e 2 gotas de eucalipto num recipiente com água fervendo.   Inale o vapor e, se possível, coloque uma toalha sobre a cabeça.

 

@Patricia Gujev

Editado em 02/02/2017

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s