Atuação Profissional com Autoconsciência

Autoconsciência profissional como uma maneira de planejamento de carreira, orientação profissional e objetivo profissional.

A excelente atuação profissional depende de vários fatores: boa formação, empenho individual, capacitação constante, flexibilidade as mudanças, ideias inovadoras. Poderíamos citar diversos valores e ações como uma fórmula de sucesso, mas, na verdade  o que determina seu sucesso é sua autoconsciência.

Assim, após inserção no mercado de trabalho, um dos grandes desafios do profissional é manter-se nele. Afinal, uma crise econômica e a globalização de conceitos numa era de autodidatas, um dos grandes desafios é a concorrência. Portanto, uma boa atuação que ultrapasse as expectativas da empresa e, principalmente, proporcione crescimento e amadurecimento ao profissional é significativa para a empresa, mas essencial para o profissional.

 

weary-traveler-1631369_1280

 

Entenda aqui autoconsciência como uma inteligência emocional. Compreender suas verdadeiras limitações facilitará sua interação com outras pessoas que suprirão estas limitações. Este é o ponto chave: Não sabemos tudo, mas temos possibilidades de saber quase tudo.  Partilhar é trocar ideias para ampliar as possibilidades do infinito conhecimento. É mais do que um simples compartilhar, do que um simples fiz minha parte e observem.

A emoção transforma uma ação. Isso é fato! Conduzir a própria emoção a ponto de direcioná-la é algo espetacular. Não me refiro a manipulação, ou algo do tipo. Mas sim a uma escolha que tem como garantia o uso da inteligência de forma autoconsciente.

Vou dar um exemplo para simplificar minha ideia. No momento leio Zygmunt Bauman que faz referencia ao livro “Cândido” do filósofo Voltaire,  que expressa um pensamento importante.

“Quando Cândido pergunta às pessoas daquele reino se lá existem sacerdotes e freiras, após alguns instantes de ligeira confusão, ele ouve a resposta de que todos os habitantes são sacerdotes de si mesmos – sendo gratos e prudentes, eles louvam continuamente a Deus, assim não precisam de intermediários.”

thinking-272677_1280

 

Mas o que Seria a Autoconsciência Profissional?

Simples! A certeza da escolha certa quanto ao seu trabalho. Seria o dilema: Trabalho no que gosto ou gosto e por isso trabalho?

Existem casos de sucesso sem uma formação acadêmica. Não me refiro a ganhos financeiros, apesar de sua necessidade. Mas, especificamente, a trajetórias de conquista profissional  de garra e superação. Obviamente que a formação acadêmica deveria ser um direito de todos, mas a realidade é outra. E, também, que garra e superação seria uma competência de um graduado, mas não é.  Portanto, o que diferencia um do outro é a certeza da escolha.

Quando me proponho a fazer é porque faço com excelência! Isso não significa que faço sozinho. Faço com meu conhecimento agregando ao dos outros, pois não sou o único capaz de fazê-lo. Este é um exemplo simples de autoconsciência profissional. Reconhecer a necessidade do outro para o verdadeiro sucesso. Os maiores gênios da humanidade foram solitários, mas nunca estavam sozinhos.

 

psychology-1959758_1280

 

Como Desenvolver a Autoconsciência Profissional?

Indicar uma fórmula seria um ato irresponsável pelo simples fato de não existir. Autoconsciência é um pensamento de si próprio. Se definir e conhecer a si próprio é algo difícil, impossível conhecer o próximo.

A autoconsciência profissional é uma definição do que deseja como pessoa para sua profissão. Penso que o pessoal e o profissional são uma única definição: o caráter do ser humano. Sou a mesma pessoa, com os mesmos valores e emoções tanto no pessoal quanto no profissional. Alguma diferença? Sim! As relações com o outro que estabeleço.

Se no pessoal a escolha de interação é, simplificando, por afinidades que promovem emoções positivas, por que no profissional a escolha deva ser diferente? A emoção positiva é gerada quando agregamos.

Assim, através da observação constante de ações e atitudes, o profissional desenvolverá uma autoconsciência de sua atuação no ambiente de trabalho. A observação significa, também, o registro de uma reflexão sobre suas atitudes perante uma ação em potencial. Registre mais os obstáculos do que as facilidades. Pergunte-se o que faria diferente? Busque respostas por meio do diálogo com pessoas do trabalho, questionando e buscando o entendimento por outra perspectiva. Leia e pesquise. Trata-se de um processo árduo, complexo e constante, que demanda predisposição.

 

Patricia Gujev

MasterssWeb

Editado em 27/01/2017

 

Anúncios

2 comentários sobre “Atuação Profissional com Autoconsciência

  1. Olha ..sempre gostei da expressão que diz …”trabalhe no que gosta e nunca terá trabalhado!!!..vivo isso …realmente uma pessoa pode ter várias graduações …como é o meu caso …mas se não tiver no mínimo prazer no que faz não alcançará sucesso algum …ser profissional é bem mais complexo do que se imagina …mas se vc gostar do que faz será um profissional realizado …aí o sucesso é consequência…muiiito boa a matéria.

    Curtir

    1. Obrigada Andréa pelo seu comentário!
      Infelizmente muitas pessoas somente percebem que estão numa profissão que não lhe satifazem quando começam a não ter produtividade. Temos que nos permitir um recomeço sempre e ter em mente que a ideia de uma nova profissão sempre será uma opção.
      Abraços,
      Patricia

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s