Independência versus Autonomia

Reflexão feminina sobre a liberdade da mulher na sociedade moderna.

 

A mulher têm um papel especial na sociedade. Não se trata de defender o feminismo, mas sim de constatar um fato! A mulher gera a vida e dá a vida se necessário. Isso pode ser para seu filho(a), esposo(a), pai, mãe e irmãos. Sua aptidão de doação é incomparável. Sua oferta de prestatividade aos que ama é imensurável.

Mas como tudo têm seu preço a sociedade cobrá-lhe dá mesma forma a justificativa de suas ações e escolhas. Seu fardo é pesado e, muitas vezes, seu valor não reconhecido. A mulher mãe, esposa, filha, irmã, tia e avó compete com sua carreira profissional. Compete no sentido de manter conjuntamente seu papel afetivo e sua brilhante carreira profissional lhe traz prejuízos quanto a sua existência. As duas coexistências são possíveis, mas complexas. A questão é que lhe causam desgastes diferenciados, resultando, por exemplo, numa crise existencial sobre independência e autonomia.

 

A independência não deve ser confundida com independência financeira e se difere de autonomia. Vamos definir cada item para alinhar pensamentos e ideias sobre conceitos a fim de promover uma reflexão.

A independência financeira está associada a ideia de pagar suas próprias contas sem precisar de ninguém. Quem pensa desta forma é pobre de pensamento. É uma ideia básica e exemplar de hipocrisia da sociedade moderna. A verdade é que a troca de serviços e bens para consumo para sobrevivência tornaria o ser humano mais humanizado que um cão.

O financeiro não deveria diferenciar gêneros, excluir pessoas e minimizar seus potenciais, mas é exatamente isso que observamos. É o alicerce da exclusão social. Para a mulher é a submissão por anos de sua existência. Triste, mas real!

A independência é o ato de liberdade com responsabilidade do ser humano. É a beleza da vida no respeito a si próprio e ao outro. Simples em definição, mas complexo em ação. Poucas pessoas conhecem e usufruem desta independência. Sua existência e suas vivências vão moldando sua independência para adequar-se a exigente sociedade ou mesmo aos laços de afetos e de cobranças.

Pensamos em independência como autenticidade e façamos uma analogia. Autenticidade é uma forma de expressão de ideias e pensamentos. O que torna você um ser único e com projeção de seus conceitos ao outro e sua relação com o outro numa sociedade. A autenticidade é uma pequena parte da conquista do ser humano. Difícil ser autêntico numa sociedade hipócrita.

A independência é agregada a valores de escolhas de vida e que proporcionam bem estar ao indivíduo e não somente um status social associado a sua conta bancária. A independência é a plenitude associada a autoestima, autoconhecimento e, também, a uma busca constante de realização no âmbito pessoal, espiritual, familiar, amoroso, profissional e social.

Assim, não existe independência sem autonomia. Boa reflexão sobre você!

 

 

 

Patricia Gujev

[Sou uma pessoa que, atualmente, busca sempre uma reconexão com o mundo. Por ora me desconecto e me isolo. Fui professora alfabetizadora por mais de 15 anos em sala de aula, hoje apenas direciono os estudos para leitura, redação e edição. Escrever aconteceu sem muito direcionamento. Apenas uma possibilidade. Me permite estar e estudar a qualquer tempo. Escrever me permite ler. E adoro ler! Alguns anos a frente talvez mude o foco. Viajar faz parte da busca incansável de sentir e conhecer o que desconheço.]

 


SERVIÇOS PRESTADOS:

–> Redação de Conteúdo Digital

–> Edição de Artigos

–> Ghost Writer

–> Administração Site WordPress e Joomla

–> Administração de Redes Sociais

–> Elaboração e Tutoria de Cursos Moodle

–> Assessoria Empreendedora

 


 

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO PELO FORMULÁRIO ABAIXO.

 

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s